Sem dor: como evitar desconfortos e lesões na prática de exercícios físicos

November 19, 2018

 

 

Se você sofre com dores musculares após a prática de exercícios físicos na academia, fique tranquilo: sentir um certo desconforto depois dos treinos é completamente normal, uma resposta fisiológica que geralmente começa 24 horas após a realização dos exercícios. De qualquer forma, é preciso ficar atento.
 

Às vezes, dores intensas podem indicar que o volume da atividade está acima da condição que o corpo está acostumado.

O ideal é que os treinos sejam montados de acordo com uma anamnese (a entrevista entre o instrutor e o aluno) prévia, respeitando o princípio da individualidade biológica, e levando em conta o nível de treinabilidade, gênero, idade e memória muscular, entre outros aspectos.
 

É válido lembrar que a sensibilidade à dor é individual, ou seja, cada um terá uma resposta própria, ainda que os estímulos sejam os mesmos. Algumas dicas são descansar bem a musculatura treinada, manter uma alimentação adequada (de preferência com o acompanhamento do nutricionista), ter qualidade no sono, alongar antes e depois dos treinos e beber bastante água.
 

Os treinos devem ter cargas progressivas, e a execução dos movimentos precisa ser adequada para que o corpo reconheça as respostas apresentadas a cada treino.
 

Mesmo quem treina há bastante tempo pode sofrer com o desconforto, especialmente em sessões mais exaustivas e intensas, ou no início de novos programas de treinamento. O corpo sempre responderá às mudanças com uma dor muscular leve. Não existe fórmula para evitá-la, mas as estratégias que dão certo para um iniciante também servem para quem já treina há mais tempo: ingerir muita água, manter uma dieta adequada e dormir boas noites de sono.

Um dos mitos difundidos é o de que comer uma banana diminui as chances de cãibras. Na verdade, esse tipo de contração muscular súbita está muito mais relacionada à desidratação do que a falta de potássio no organismo. Outro conceito famoso é o “no pain, no gain” (sem dor, sem ganho).

 

O fato de o músculo não doer significa que sua tolerância a dor melhorou e que aquele treino já não causa as mesmas respostas que no início do programa. Ou seja, é, sim, possível ganhar massa muscular sem dores leves ou intensas.

 

A natação é reconhecida amplamente como uma atividade física completa. De fato, trata-se de uma atividade excelente e que traz diversos benefícios à saúde. Mas, para tornar o organismo mais forte e resistente às dores e lesões, a musculação ainda é a prática mais indicada. O trabalho na academia é capaz de acelerar a adaptação neuromuscular e estrutural, que pode reduzir as dores. Dessa forma, as articulações e seus acessórios como tendões, ligamentos, bursas e meniscos, sofrem menos impacto com as atividades do dia a dia.

 

*Renato Costa é professor de Educação Física na unidade Carijós da Bluefit Academia (CREF: 048447-G/SP)

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